CORRENTES TEÓRICAS
Diversas
posições teóricas de Althusser permaneceram muito influentes na filosofia
marxista . O ensaio Sur le jeune Marx, constante de Pour Marx, faz uso de um
termo do filósofo da ciência Gaston Bachelard ao propor uma "corte
epistemológico" (coupure épistémologique) entre os escritos do jovem Marx,
inspirados em Hegel e Feuerbach, e seus textos posteriores, propriamente
marxistas.
Seu ensaio Marxisme et
Humanisme, também de Pour Marx, é uma forte afirmação de anti-humanismo na
teoria marxista, condenando ideias como o "potencial humano" e o
"ser-da-espécie" (Gattungswesen), que são freqüentemente apresentadas
por marxistas como uma superação da ideologia burguesa de humanidade.
No ensaio Contradiction et surdétermination,
Althusser usa o conceito de sobredeterminação, oriundo da psicanálise
(uberdeterminierung), a fim de substituir a ideia de "contradição"
por um modelo mais complexo de casualidade múltipla, em situações políticas (uma
ideia muito próxima do conceito de hegemonia de Antonio Gramsci).
A rejeição dos
hegelianos parte da própria negação de estruturas hegelianas em Marx, onde a
totalidade expressiva de Hegel cede lugar, na proposta althusseriana, ao
"todo-estruturado". É um todo sobredeterminado com níveis e
instâncias relativamente autônomas: na configuração social há, diferente da
lógica dialética, "todos parciais", sem prioridade de um centro. Em
nível do econômico opera-se a rejeição da unicausalidade econômica da história
e das lutas sociais atribuindo-se a instâncias, até então determinadas do
discurso marxista (como o político e ideológico), o peso de instâncias
decisivas, dominantes em ser determinantes.
Essa renovação na explicação marxista dos
processos sociais superou efetivamente os extremismos de se imputar
invariavelmente a causa econômica a todos os acontecimentos sociais e
políticos, negando-se a realidade dos fatos ou invertendo-se a sua lógica.
A rejeição da totalidade expressiva hegeliana,
que nos marxistas anteriores significava determinação e dominância só do
econômico, ganha assim estatuto de verdade e respeitabilidade na análise
social. Althusser satisfaz, nesse caso, o problema do político dominando
historicamente sobre (às vezes até contra) o econômico na sociedade .
Althusser é
amplamente conhecido como um teórico das ideologias, e seu ensaio mais
conhecido é Idéologie et appareils idéologiques d'état (Ideologia e Aparelhos
Ideológicos do Estado). O ensaio estabelece seu conceito de ideologia, que
relaciona o marxismo com a psicanálise.
A ideologia, para ele, deriva
dos conceitos do inconsciente e da fase do espelho (de Freud e Lacan,
respectivamente), e descreve as estruturas e sistemas que permitem um conceito
significativo do eu. Estas estruturas, para Althusser, são tanto agentes de
repressão quanto são inevitáveis - é impossível escapar das ideologias ou não
ser-lhes subjugado.
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